Nome da Operação: Águia de Sangue – Polícia Civil – 1ª Delegacia do Município de Cujubim-RO
Notícias de Cujubim – As investigações foram realizadas pela Equipe de Policiais da Delegacia de Cujubim, sob a Liderança do Delegado de Polícia Adriano França.
Águia de sangue é um método de tortura e execução utilizado na antiguidade, por tribos nórdicas.
A águia de sangue vem das lendas nórdicas de execuções dos povos Vikings. As costas do condenado eram cortadas para obter-se acesso às costelas, que eram quebradas e torcidas para cima para parecerem asas. Além disso, sal era derramado na ferida.
E como um golpe final, os pulmões eram puxados para fora e colocados sobre as asas das costelas. Felizmente, há um debate se essa prática realmente existiu ou não, ou se é apenas uma lenda.
O nome da Operação faz referência a dois crimes investigados nos Autos, tortura e homicídio tentado praticados no Município de Cujubim-RO, este último crime, com várias facadas na região do pescoço e dorso da vítima. Também faz referência à Cidade que tem nome de pássaro e todas as suas ruas tem nomes de pássaros. Em última análise, também faz referência ao apelido do líder dos coautores, que é vereador no Município de Cujubim, um paralelo da alta capacidade de enxergar da Águia.
Conta dos autos elementos que demonstram que os investigados, em número de seis indivíduos, liderados pelo vereador teriam praticado inicialmente o crime de tortura, decorrente da prática de um furto ocorrido em 19/04/2021, na chácara de propriedade do vereador, local em que se teria subtraído uma roçadeira do vereador e perfumes de um funcionário e seu irmão que estariam residindo na chácara, local de eventos no município.
Notícias de Cujubim – O vereador reuniu as duas vitimas do furto com seus dois tios e um primo e realizaram diligências próprias da Polícia Judiciária, ao investigarem a autoria do crime, quando o coautores coagiram as vítimas de homicídios, consumado e tentado, as acompanharem num veículo VW Gol de cor branca, da chácara da mãe afetiva de Gabriel Vicente até a Chácara do Vereador, local onde foram pressionados física e psicologicamente a confessarem a prática do crime e restituírem os objetos furtados, sem contudo obterem a confissão ou devolução dos objetos subtraídos.
Em 20/05/2021, um mês da data do furto, a vítima Edson Aguiar Peixoto, Vulgo PERNINHA, foi assassinada com tiros efetuados por dois indivíduos numa motocicleta.
Após a morte PERNINHA, GABRIEL deixou de sair de casa por vários meses, e quando o fez, sofreu ameaças de um dos investigados, e dias depois foi vítima de uma emboscada por dois indivíduos numa motoneta POP-100 de cor preta, os quais desferiram vários golpes de faca ou canivete na região do pescoço e costa da vítima, a qual foi socorrida pelo SAMU, tendo sido a ambulância perseguida por um veículo de cor branca até próximo ao hospital municipal de Cujubim.
A vítima ficou internada no hospital João Paulo II por vários meses e sobreviveu, trazendo à lume elementos probatórios que fundamentaram as investigações e coleta de melhores elementos probatórios a indicar que os coautores agiram no sentido de garantir a impunidade do crime de tortura que praticaram.
A operação foi realizada pela Polícia Civil, com o emprego de sete viaturas, 25 Policiais entre Delegados, Agentes e Escrivães de Polícia das Delegacias de Cujubim, Machadinho D’Oeste, Ariquemes e Monte Negro.
Durante a Operação foram cumpridos Mandado de Busca e Apreensão em seis locais no município de Cujubim, três mandados de prisão em Cujubim, um mandado de prisão em Comodoro-MT e dois Mandados de Medidas Cautelares Diversas da Prisão em Cujubim, no intuito de finalizar as investigações dos autos.
Todos os envolvidos foram interrogados nos autos e definiu-se deste modo a autoria quanto à prática do crime de tortura e a prática do crime de tentativa de homicídio contra a vítima GABRIEL VICENTE.
Fonte da Policia Civil